Um excelente perfil no Linkedin pode significar a diferença para conseguir mudar, ou conseguir um novo emprego. Tal como nas relações românticas, nas contas poupanças, ou no ginásio, conseguimos tirar maior proveito de acordo com aquilo que investimos nessas actividades.

Para quem está à procura de emprego, ou pretende mudar de emprego, não pode nem deve descurar a utilização do Linkedin. Trata-se de uma rede social de profissionais, onde cada vez mais as empresas procuram informações sobre potenciais candidatos a emprego.

E no caso concreto do Linkedin, ao deixar o perfil biográfico e profissional relativamente pouco desenvolvido, implica que não se está a usar o Linkedin em todo o seu potencial. Para além de completar os dados relativos à experiência profissional e de nos conectarmos com quem já é nosso amigo ou conhecido profissional, há várias maneiras fáceis de nos fazermos destacar da multidão.

Para perceberem o pontecial do Linkdin, aconselho a que leiam os seguintes artigos publicados aqui no Crise e Dinheiro:

 Usar o Linkedin para o nosso sucesso

6 maneiras eficazes para procurar emprego através do networking

Como procurar emprego de forma profissional

 Assim, para que a utilização do Linkedin, seja proveitosa ao máximo e para conseguirmos os nossos objectivos, aqui ficam 5 dicas para fazer destacar o perfil no Linkedin e assim aumentar as hipóteses de se ser notado em termos profissionais.

1 – Aceitar convites de desconhecidos

Se, por exemplo, no Facebook aceitar convites de amizade de desconhecidos pode ser um perigo, já que têm acesso á nossa informação pessoal, no Linkedin o importante é mesmo aumentar a nossa rede de contactos profissionais. Dito isto de outra forma, no Linkedin adicionarmos pessoas desconhecidas à nossa rede de contactos profissionais é quase um imperativo.

Se só aceitarmos convites, e apenas convidarmos, pessoas que conhecemos, então não vale a pena a utilização do Linkedin para aumentar as nossas hipóteses de sucesso profissional. Para isso basta irmos ao café.

2 – Actualizar o Perfil no Linkedin com Intervalos regulares

Se fizermos pequenas alterações com intervalos curtos (cerca de 2-3 semanas) poderá siginificar uma enorme diferença em termos de visibilidade e de notoriedade na nossa rede de contactos.

Isto acontece, porque de cada vez que actualizamos algo no nosso perfil profissional no Linkedin, essa mudança fica visível para toda a nossa rede de contactos. É claro que não é necessário fazer mudanças bruscas ou alterar todo o percursos profissional, basta apenas acrescentar uma nova competência. E é já o suficiente para sermos inseridos nas actualizações semanais que são depois partilhadas pela nossa rede de contactos profissionais no Linkedin.

Desta forma, a mensagem que estamos a transmitir de uma forma não intrusiva à nossa rede de contactos, é semelhante a pegar no telefone e dizer a cada um: ”Olá! Lembram-se de mim?”

3 – Explicar as funções desempenhadas e não apenas o título

Se quando preparamos o nosso Curriculo explicamos o que fizemos em cada uma das nossas actividades anteriores como forma de dizer que estamos preparados para uma nova função; então este mesmo princípio aplica-se também no nosso resumo profissional no Linkedin.

Desta forma os potencias empregadores interessados no nosso perfil, ficam desde logo informados não só sobre o nosso percursos, mas principalmente sobre as nossas áreas de competência.

4 – Junte-se a grupos do Linkedin

Como sabemos o Linkedin é uma rede social de profissionais, e existem vários grupos que pretendem agregar e promover a discussão entre os seus membros sobre problemas comuns a uma determinada categoria profissional ou com interesses de negócio semelhantes.

Há ainda uma outra vantagem competitiva quando nos juntamos a grupos no Linkedin, é que podemos convidar outras pessoas que façam parte dos nossos grupos de interesse, mesmo sem os conhecermos. Desta forma evita-se que o sistema do Linkedin nos barre uma conexão apenas porque não sabemos o seu endereço de email.

Apenas um reparo: apenas se devem juntar a grupos que façam sentido para a vossa área de actuação profissional, de outra forma além de um desperdício de tempo, dá a entender que estão desesperados.

5 – Use o LinkedIn Classmates

Lançado em Outubro de 2011 o LinkedIn Classmates pretende ser um meio de restabelecer contactos profissionais com pessoas que estudaram na mesma instituição de ensino.

Basta seleccionar uma escola, uma indústria, e depois uma localidade e a base de dados do Linkedin apresenta-nos uma lista de pessoas que tenha estudado na nossa escolar ou Universidade e que trabalhe na localidade que pretendemos verificar.

É uma ferramenta extremamente útil para quem pretende mudar de cidade, ou até de país, e assim perceber se poderá encontrar alguém conhecido que possa dar uma ajuda, ou até mesmo estabelecer contactos com pessoas que já não vemos há anos.

Resumindo, por vezes são os pequenos pormenores que fazem toda a diferença.

E vocês? Usam o Linkedin? Acham que há mais mudanças que podem ser feitas?

Deixem o vosso comentário e partilhem as vossas experiências.

Até Breve!

 

Related Posts with Thumbnails