Quais serão as 5 profissões tecnológicas mais procuradas em 2012? Embora a economia continue a enfrentar muitos desafios, as “start-ups” e empresas de tecnologia estão muito activas. A janela de oportunidade para crescimento e consolidação continua em crescendo para empresas como a LinkedIn, Pandora, Groupon, Zynga, e Carbonite.
No ano que passou assistimos a um financiamento incrível em empresas ligadas à internet, e aos médias sociais como o Facebook, e o Twitter.
Hoje em dia qualquer profissional, seja de que área for, sabe que precisa de ter uma presença na internet, para que seja mais fácil ser visto e ser conhecido. Se o Facebook, veio mudar a forma como as pessoas encaram a sua presença na web, em termos sociais, o Linkedin tornou-se a rede de contactos profissionais por excelência. A título de exemplo pessoal, já consegui alguns negócios graças à utilização do Linkedin.

Mas durante o ano de 2011, e enquanto vimos as empresas industriais e de serviços a definharem com a crise, assistimos a um crescimento de novas empresas baseadas em tecnologias de informação e comunicação, e não parece que vai abrandar em 2012.  Já todos ouvimos opiniões diversas sobre se estaremos a assistir a uma nova “bolha” de empresa de tecnologia em 2012, ou se será um ano de retoma das actividades industriais e produtivas.

No entanto, com uma economia global, é cada vez mais difícil as empresas existirem fisicamente sem terem uma estratégia de presença na internet. Quando ouvimos falar de um novo produto, ou queremos saber mais informações sobre uma determinada empresa a primeira coisa que fazemos instintivamente é “googlar” e ver se essa empresa ou produto tem uma presença na Internet. O que só vem comprovar uma teoria já muita antiga que afirma que “informação é poder”.

Podemos sempre questionar se este tipo de investimento se irá manter em tempo de recessão. Eu sou um optimista e acredito que o ritmo de investimento continuará a ser coerente. Sim, algumas empresas irão falhar, é claro, mas outros irão crescer em escala e aumentar as suas equipes a um ritmo constante.

Contratar os melhores dos melhores dentro de certas profissões, é uma necessidade absoluta se quisermos construir uma empresa de sucesso. É preciso estar preparado para competir contra grandes empresas com forte capacidade de captar investidores. No entanto, e apesar da capacidade económica de cada projecto, o mercado encarrega-se normalmente de fazer a sua escolha natural em função dos desejos dos consumidores.

Ou seja, de nada adianta ter um excelente produto se os consumidores e clientes desconhecerem a sua existência.

Estas são as perspectivas para as 5 profissões tecnológicas que serão mais pretendidas para 2012. E se está à procura de emprego, pode também aumentar as suas probabilidades de sucesso, ao ler estes artigos aqui no blogue:

Como construir um CV de sucesso
Usar o Linkedin para o nosso Sucesso
7 dicas para uma entrevista de sucesso

Então, quais são as áreas mais competitivas para o talento e para o emprego hoje em dia? Aqui ficam 5 das profissões que estarão em alta durante o ano de 2012:

Engenheiros de software e desenvolvedores Web

A procura por talentos ao nível de talento de engenharia informática supera drasticamente a oferta actualmente existente.
Este é um dos problemas que a maior parte das empresas enfrenta, o de conseguir encontrar os profissionais mais bem qualificados e cometentes para dinamizarem os seus negócios e conseguirem captar mais clientes.
Daí que a contratação (ou subcontratação) de bons engenheiros de software vá estar em alta durante este ano de 2012.

Web Design Criativo e Experiência do Utilizador

Sem uma presença atractiva na web, sem um site fiável, fácil de utilizar, e apelativo, qualquer estratégia comercial hoje em dia estará condenada ao fracasso.

Assim a seguir aos engenheiros de software e programadores, o maior desafio para as empresas é encontrar alta qualidade de design criativo e profissionais com competência em tornarem um qualquer web site institucional, ou de comércio numa experiência atractiva para o utilizador e/ou cliente. Uma vez que quase todas as empresas estão tentando criar uma experiência de usuário altamente atraente que mantém as pessoas envolvidas com o seu produto, é difícil encontrar pessoas que têm este tipo de experiência (especialmente com dispositivos móveis, incluindo tablets) e um histórico comprovado de sucesso.

Gestão de Produtos

É sempre útil para uma empresa em estágio inicial conseguir contratar alguém que tem uma experiência muito relevante e específica em sua indústria. Isto é especialmente verdadeiro para a gestão de produto, já que a pessoa nesse papel irá interagir com os clientes e definir a estratégia de produto e casos de uso. No entanto, será sempre um desafio para encontrar pessoas com experiência nesses sectores de alto crescimento: de consumo na web, e-commerce, mobile, software  e computação em nuvem (cloud computing).

Marketing Online

As empresas estão procurando especialista de marketing online que sabem como criar um “buzz” de marketing viral, fontes de  tráfego de entrada ou através da web, mídia social, e de descoberta de conteúdo. Cada vez mais se está olhando para o profissional de marketing on-line mais experiente, e com provas dadas, que sabe como o estado atual da web funciona e sabe como fazê-lo funcionar em benefício de uma empresa, produto, ou projecto baseado na internet.

Business Inteligence (análise e planeamento de dados)

Como os dados são cada vez mais acessíveis, as empresas inteligentes estão cada vez mais basear a sua tomada de decisões dirigido por métricas. Business Intelligence, ou análise de dados, é um tema central entre as empresas, onde tudo (web, marketing, vendas, operações) está sendo medido e cada decisão é apoiada por dados. Assim, estamos vendo um alto nível de procura por análises de inteligência de negócios e profissionais que quase agem como consultores internos, pois eles ajudam a determinar o que deve ser medido e, em seguida, construir a capacidade produtiva de uma empresa.

Já agora, qual acham que será a 6ª profissão mais pretendida para 2012?

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails