Este é um Guest Post de Felipe Ramos Neves. Ele cursa Engenharia Química na Universidade de São Paulo e é blogueiro no site sobre dinheiro, exatas e tutoriais Para Todos e Sobre Tudo

 Oportunidade é uma ocasião oportuna, ou seja, que vem em boa hora. Quando se escreve em um blog, o que mais queremos são oportunidades, brechas ou falhas para que tenhamos momentos oportunos. Sucesso no blog é oportuno, sempre vem em boa hora, acompanhado de visitas e reconhecimento. A todo instante oportunidades estão presentes, mas nem a todo instante são aproveitadas. É preciso saber reconhecê-las e utilizá-las a seu favor.

 OPORTUNIDADES EM BLOGS

A Internet é cheia de novidades, atualizações, aplicativos, blogs, sites, redes sociais e tudo o que se imagina. Ela é dinâmica, nunca está parada, a todo momento surgem informações nessa grande rede. Entretanto, pela quantidade de informações, nem sempre temos acesso às melhores.

Um exemplo disso são as atualizações do Facebook. Se você tem muitos amigos, sabe que se um amigo seu posta um conteúdo muito interessante, é bem possível que ele “desça” na página inicial por conta de muitas fotos e imagens compartilhadas de outros amigos que nem sempre são relevantes. Assim é na Internet, se você escreve um texto sobre um assunto muito comentado, é possível que ele esteja nas últimas páginas do Google se seu blog ainda não faz sucesso.

Por isso, procure assuntos novos e que as pessoas procuram. Não adianta escrever sobre a crise política no sul do Azerbaijão que só os que são muito interessados por política e pelo Azerbaijão lerão seu texto. O público-alvo tem de ser considerável, para que as visitas possam crescer.

TEMPO

No início do texto disse que a todo instante oportunidades estão presentes, mas nem a todo instante são aproveitadas. Agora digo que toda hora surgem novas oportunidades, mas nem toda hora elas são oportunidades.

Explicarei: suponha que daqui um dia lancem uma ferramenta que irá revolucionar os blogs e você sabe como funciona e como implantá-la no blog porque leu da divulgação da ferramenta em inglês. Se você esperar que a ferramenta saia com tutorial em português, seu artigo não terá sucesso. Ao invés disso, se daquilo que leu, você resumir e anunciar em seu blog, as chances são bem maiores.

Em suma, quero dizer que a oportunidade deixará de ser o que é amanhã, pois a ferramenta estará lançada, mas seu blog já terá divulgado e garantido um pouco de reconhecimento na blogosfera, pois os outros blogueiros saberão que você acompanha o que ocorre e anuncia em primeira mão.

Talvez passe por sua cabeça: mas o sucesso será de um dia só? Eu retruco: e as novas oportunidades? Amanhã haverá novos assuntos, novos temas, a Internet não pára.

O que era oportunidade há um minuto atrás, pode ter deixado de ser e já não causará tanto impacto quanto o esperado. É necessário estar sempre atento ao que ocorre e o que é útil para você. Além disso, saiba divulgar, para que as pessoas conheçam aquilo que você sabe através de textos.

 MEU BLOG

E é isso que procuro no Para Todos e Sobre Tudo. Apesar do nome meio estranho, porque tinha somente 14 anos quando o criei (hoje tenho 17), procuro sempre coisas interessantes e úteis para postar. Muitas pessoas procuram maneiras para ter uma renda extra na Internet e acabam perdendo ou dinheiro ou tempo.

Uma vez estava prestes a perder quase 20 reais e fui atendido. Correr atrás é imprescindível, e não só na Internet, em todos os problemas que temos. Falando em dinheiro, muitos sempre buscam novas formas de conseguí-lo na Internet, e eu, como um desses muitos, quando acho e considero uma boa opção, divulgo em meu blog, como cadastrar um domínio para o blog e ganhar por isso.

O exemplo que mais gosto é do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Hoje ele é o passaporte para mais de 108 mil vagas nas universidades federais do Brasil todo. Entretanto, o sistema que realiza as inscrições não guarda as notas de corte, ou seja, a nota mínima necessária para que o candidato seja aprovado, somente as deixa no ar por 5 dias (período de inscrições).

O que fazer? Guardar as notas para ter cerca de 5 milhões de candidatos como público alvo procurando saber antes da data de inscrições se a nota obtida na prova é suficiente para tal curso. Além disso, adicionar dicas e pensamentos para que a pessoa não goste de seu blog só por causa daquilo que você postou naquele momento, mas por como você escreve e como transmite tais informações.

Atualmente o meu objetivo é suprir falhas na educação brasileira. Todos sabem que não há um degrau, e sim um penhasco que separa o ensino particular do público. Internet, porém, a maioria tem acesso. Visitando famílias paupérrimas, você nota que apesar da casa humilde e do espaço pequeno, a maioria possui um computador ou um notebook. Pretendo com meu blog explicar assuntos de matemática e física, pois são matérias que causam bloqueio nas pessoas, para que um dia, mesmo que a educação nas escolas não melhore, as pessoas interessadas aprendam, e aprendam bem.

Termino com uma citação que encontrei quando escrevia este artigo:

“Aquele que se recusa a abraçar uma oportunidade única perde o prémio tão seguramente como se tivesse falhado.” William James

Sucesso em vossos blogues e sites!

 Obrigado ao Colega Felipe por ter partilhado aqui no Crise e Dinheiro as suas ideias e o seu projecto. Se o quiser fazer também, basta contactar por email para [email protected] .

Até Breve!

 

Related Posts with Thumbnails