A evolução de qualquer projecto, é algo que é mais ou menos natural e muitas vezes acaba até por nos ultrapassar. Serve isto para dizer que O Crise e Dinheiro está em processo de mudança, bem neste caso trata-se mais de uma reestruturação visual, de navegação e de conteúdos. Se isto fosse um programa de televisão seria algo do género do “extreme Makeover”, ou se preferirem um “Querida mudei … o Blogue!”

O actual layout do Crise e Dinheiro, já tem neste momento 2 anos, e se bem que a mudança de visual do blogue já era um projecto que estava planeada para ser realizada em 2011, mas devido às habituais desculpas tais como: falta de tempo, conhecimento, vontade, mudança de continente,…. bem já perceberam a ideia, certo?

De qualquer forma, e como alguns dos leitores já me foram avisando, já devem ter reparado que por vezes o blogue aparece um pouco “desalinhado”, bem isso deve-se a alguns testes que se estão a fazer para a alteração do layout. De qualquer forma o meu obrigado aos leitores que me contactaram por email quando verificaram estas situações.

Mas, queria também aproveitar este artigo, para tentar explicar algumas das mudanças e novidades que estão neste momento a ser preparadas, mas antes disso, queria deixar aqui um bocado da história do Crise e Dinheiro.

1 – O nascimento do Crise e Dinheiro

O nascimento do Blogue Crise e Dinheiro, foi um projecto que foi sendo pensado durante alguns meses no ano de 2008. Após umas visitas quase diárias ao blogue do Custódio o Dinheiro Oportunidade também chamado de o Blog do Dinheiro, e ao blogue do Paulo Faustino o EscolaDinheiro (na altura ainda se chamava Fique-rico) fui começando a amadurecer a ideia de criar um blogue com domínio próprio, sem ter que depender dos sites gratuitos, que era onde já me divertia a escrever umas coisas.

Bem resumindo cerca de 3 meses de pesquisa, no dia 5 de Agosto de 2008, o Crise e Dinheiro, lá fez a sua aparição ao mundo.

2 – O Porquê do Nome Crise e Dinheiro

Na altura e depois de muita indecisão sobre qual seria o tema do blogue, optei por Crise e Dinheiro, porque a ideia era falar sobre formas de ganhar dinheiro, rentabilizar ideias, projectos, e falar também de formas de superar as crises, fossem elas pessoais, ou como é o caso actual de crises sociais e financeiras.

Por outro lado, e por defeito profissional, sempre me fui habituando a lidar com crises no local de trabalho, daí que o nome do blogue tentasse reflectir algo com que me identificasse.

3 – O objectivo do Crise e Dinheiro

Traçar objectivos pode ser complicado, e num dos artigos iniciais do blogue falei precisamente sobre como Como Estabelecer objectivos eficazes, e além do prazer em poder escrever sobre temas de que gosto, havia também um objectivo de ganhar dinheiro com o blogue. Confesso que na altura achava um bocado estranho como é que se podia ganhar dinheiro com um blogue, mas lá fui experimentando algumas das ideias e dicas que ia lendo.

Qual não foi o meu espanto quando ao fim de 3 meses o que tinha gasto em alojamento e domínio já estava recuperado e já estava a ganhar dinheiro com o blogue! Nada de transcendente, mas ainda assim constituiu um forte incentivo para continuar o projecto do Crise e Dinheiro.

4 – Um percurso acidentado

Bem, como tudo na vida, nada se consegue sem esforço. E a verdade é que nestes 3 anos e meio nem sempre tudo correu como desejava. O Crise e Dinheiro, foi por várias vezes a prova de que a Lei de Murphy acontece. E quando não eram os “problemas técnicos” era a vida profissional e pessoal que obrigava a não conseguir investir tanto tempo como seria de desejar no projecto do Blogue.

5 – As recompensas ao longo do caminho

Contudo, e apesar dos contratempos, confesso que é extremamente agradável quando vemos o nosso trabalho reconhecido. Nestes 3 anos e meio, alguns dos artigos do Crise e Dinheiro, já serviram para estudantes universitários fazerem os seus trabalhos de investigação, já fui citado na revista Visão (em Portugal), já fui citado num congresso de Sociologia no Brasil, convidado para escrever um livro sobre os temas do blogue, entre outras. Há e como não podia deixar de ser, consegui ir de férias com o dinheiro que ia ganhando com o blogue!

Mas, e acima de tudo, das principais recompensas foram as trocas de experiências com outros bloggers, e a amizade que se foi criando com alguns deles. Alguns entretanto  abandonaram os seus projectos, mas outros ainda por cá continuam como é o caso do Nuno do Investidor.pt , do João do WebmarketingPT, do Estevão do Infodinheiro, do Rui Cruz, e de muitos mais que espero que me perdoem por não os referir aqui.

Há ainda uma referência que não podeia deixar de ser feita aqui que é à Dominio,lda  que sempre foi um dos patrocinadores do Blogue com a atribuição do software de gestão Gescontas aos leitores do Crise e Dinheiro.

6 – A evolução

Bom, como este artigo já vai longo, vamos então ao que espera o Crise e Dinheiro em 2012. Assim:

A primeira evolução a ser implementada será o novo layout do blogue, que deverá estar concluída, o mais tardar, durante a primeira semana do mês de Fevereiro. O Crise e Dinheiro terá uma nova imagem, uma navegação mais intuitiva, uma maior integração com as redes sociais, entre outras novidades.

A segunda evolução, será a criação de novas categorias de conteúdos, diversificando assim a oferta de artigos para os leitores.

A terceira evolução será (finalmente) a criação de um ebook!

E há ainda mais umas surpresas na calha, mas que serão reservadas apenas aos assinantes por email do Crise e Dinheiro, como uma forma de recompensa, já que alguns já acompanham o blogue desde quase a primeira hora online…. E é também uma forma de agradecer aos assinantes, e de premiar a sua fidelização ao Blogue.

Bom, e como este blogue não sbreviveria sem os seus leitores, queria pedir as vossas opiniões sobre mais evoluções que gostassem para o Crise e Dinheiro. Por isso deixem o vosso comentário e ajudem com as vossas opiniões.

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails