Quando comecei o Blogue Crise e Dinheiro em Agosto de 2008, ainda não sabia muito bem quais os benefícios que poderia ganhar com ele, simplesmente achei que era hora de ter um blogue, com domínio próprio, e que me desse prazer em escrever. No artigo de hoje, vou falar de algumas das recompensas que consegui graças ao blogue, algumas delas já as experimentei por mim próprio e outras já vi acontecer com outros bloggers (ou blogueiros) como lhes queiram chamar.

Se já pensaram em criar um blogue, mas ainda vos falta “um último empurrão”, então aconselho vivamente a que leiam este artigo, ou que pelo menos se divirtam a ler este artigo e pensem como os autores de blogues se divertem enquanto escrevem nos seus blogues.

Portanto, se ainda estão na dúvida em criar o vosso Blogue, espero que os consiga convencer a criar um blogue quando acabarem de ler este artigo.

1. Conhecer uma imensa variedade de pessoas

 Desde que comecei este blogue do Crise e Dinheiro, que passei a conhecer pessoas extraordinárias online. Não só comecei a conhecer o seu trabalho e aquilo que escrevem, como algumas delas cheguei a conhecê-las pessoalmente. Houve ainda casos de “conhecer” autores de blogue, que apesar de os ter descoberto online, vim a descobrir que eram meus amigos de juventude.

Por outro lado, há blogues de tudo e sobre tudo, por isso não é difícil de encontrar algo de que gostemos e que queiramos aprofundar os nossos conhecimentos, e nada melhor do que visitar o blogue do vizinho do lado (mesmo que esteja a 8.000 km de distância) e aprender com a partilha de experiências.

2. Ter um Blogue é um exercício diário de imaginação

Lembram-se de um livro que penso que ainda existe chamado “O Livro em Branco” ? Um blogue é isso mesmo, depende essencialmente da nossa imaginação para lhe darmos vida.

E dar vida a um blogue, é além de escrever conteúdo, trabalhar a imagem do nosso blogue. Quando comecei o Crise e Dinheiro, arranjei um tema gratuito, e lá fui pesquisando algumas coissinhas sobre CSS, HTML, e tentando com uns ajustes daqui e dali ir melhorando o aspecto visual. E mesmo para quem (como eu) pouco percebe de linguagens de programação ou de webdesign, a verdade é que existem muitos fóruns de ajuda para iniciantes. Um dos que utilizo e onde recorro muitas vezes é ao Mais Tráfego, cuja comunidade de webmasters de língua ortuguesa está sempre pronta a dar uma ajuda, ou uma crítica construtiva para nos ajudar.

Há quem goste de usar a sua criatividade das mais variadas formas, bem eu gosto do meu blogue, e de escrever artigos para libertar um pouco do meu espírito de escritor.

3. Um blogue pode levar a escrever um livro

Uma grande parte de autores de blogues, já publicou diversos livros sobre os conteúdos dos seus blogues, e sobre a forma como abordam esses mesmos conteúdos.

E num mundo cada vez mais globalizado, não é difícil ara quem trabalha numa editora dar com os nosso blogues e interessar-se por aquilo que escrevemos. É claro que é preciso escrever com qualidade (e alguma autoridade) sobre os assuntos sobre os quais escrevemos.

E assim, como eu fui convidado a escrever um livro tendo por base alguns dos artigos publicados aqui no Crise e Dinheiro, vocês podem muito bem ser os próximos. É que isto não acontece só aos outros.

4. Podem Ganhar dinheiro com um Blogue

Um autor de blogue pode ganhar cêntimos ou ganhar somas de 5 e 6 digitos por mês.

A partir do momento que se ganha autoridade no nicho onde se escreve, pode-se sempre rentabilizar um blogue com anúncios do Adsense do Google, com artigos patrocinados, com publicidade, oferecendo serviços de consultoria, vendendo produtos, promovendo produtos de outros através de programas de afiliados como por exemplo da Netaffilition, da Public-idées, entre muitos outros.

Se há alguns autores de blogues que ganham muito dinheiro com os seus blogues, e fazem a sua vida disso, sendo chamados de probloggers (bloggers profissionais), os restantes acabam sempre por ganhar alguma coisa. De qualquer forma nunca é um mau negócio, porque ganhe-se muito ou pouco sabe sempre bem ter uma fonte de rendimento alternativa, principalmente quando fazemos o que gostamos.

 Uma última observação, só por terem um blogue não quer dizer que vão ganhar dinheiro com ele, mas o potencial existe, basta saber aproveitar.

Eu próprio, no inicio não achava que era possível ganhar dinheiro com um blogue, mas após 3 meses do lançamento do Crise e Dinheiro, já tinha ganho o suficiente para cobrir o investimento inicial do domínio e do alojamento, do template que tinha na altura, e a partir daí tornou-se uma renda extra ao meu salário. Situação que ainda hoje se mantém.

5. Um Blogue pode fazer a diferença

Um blogue pode fazer toda a diferença. Desde angariar dinheiro para obras de caridade, a ser uma voz activa na discussão e ajuda de diversos temas que os internautas procuram.

Enfim, um blogue será sempre aquilo que nós quisermos que ele seja.

6. Um Blogue dá-nos voz

Um blogue permite-nos sermos ouvidos, ou neste caso, lidos. Um blogue é a nossa plataforma, onde podemos partilhar as nossas experiências, opiniões, desejos, entre outros com os nossos leitores.

Num Blogue podemos ensinar, partilhar, ser inspiradores, e acima de tudo podemos dar informação.

O importante é que vem de nós. Ou seja, temos uma voz para ser ouvida por uma audiência.

7. Um blogue ajuda as pessoas

Ao partilharmos a nossa experiência com um determinado tema, estamos a ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas a encontrarem soluções.

Já por diversas vezes tenho ajudado leitores do Crise e Dinheiro, que despertados por alguns dos artigos deixam um comentário, ou me enviam um email. E foram já vários os artigos que se tornaram populares por causa da ajuda que deram a muitos leitores,como por exemplo:

Como usar a linguagem corporal numa entrevista

Dicas para fazer um curriculo de sucesso

 8. Um Blogue ajuda a encontrar novas e inesperadas oportunidades

Conheço casos de pessoas amigas que graças aos seus blogues conseguiram encontrar um novo emprego, que ganharam o suficiente para comprar um carro, para ir de férias, enfim… as possibilidades são imensas.

Nunca nos podemos esquecer que cada vez mais as pessoas quando têm dúvidas procuram informação na Internet. E quam sabe não dão com o vosso blogue e se interessam pelo vosso trabalho?

 9. Um Blogue pode dar Autoridade

Quando se fazem bem as coisas e durante algum tempo, pode-se ser considerado uma autoridade no nicho em que o nosso blogue está inserido.

Podemo-nos tornar especialistas em qualquer tópico, e a principal vantage é que não precisamos de o ser quando iniciamos um blogue, vamos aprendendo com o tempo.

10. Um Blogue ajuda a melhorar a escrita

Para se ser um melhor escritor, temos que escrever mais. E quando se tem um blogue, a nossa escrita com o tempo acaba por ficar mais fluida, mais cuidada, porque sentimos que temos uma audiência que efectivamente lê o que escrevemos.

 Se estão a pensar em começar um blogue, espero ter demonstrado que há várias recompensas que nos fazem continuar.

E numa nota mais pessoal, acreditem que é engraçado vermos um projecto nascer do zero, e começar a criar uma vida própria, mesmo quando não temos tempo para escrever, os leitores continuam lá, e mesmo em “piloto automático” sabe sempre bem ter uma fonte extra de rendimento.

É claro que nem tudo são rosas! Um blogue exige tempo, esforço, dedicação e claro trabalho. Mas também se não fosse assim, qual era a piada em criar um blogue?

Conhecem mais alguma boa razão para começar um blogue?

Deixem o vosso comentário e participem na discussão.

Até Breve!

 

Related Posts with Thumbnails