Depois de ter iniciado esta série dedicada ao tema Vamos esquecer a Economia, vou hoje dar continuação à mesma com o artigo de hoje sobre as alternativas de ganhar dinheiro, esquecendo a economia e as noticias que vemos, e procurar desenvolver novos projectos na Internet, mesmo sem termos conhecimentos técnicos de linguagens de programação, SEO (search engine Optimization – Otimização para motores de busca), ou outros.

Mas antes de entrar nos aspectos mais técnicos, vamos ver as opções que a economia digital nos oferece.

1 – Baixo custo de instalação

Se já alguma vez pensaram em abrir um negócio próprio, sabem que os custos de instalação são a primeira dor de cabeça que qualquer empreendedor sofre. Temos que considerar a renda de um espaço (escritório, loja), os custos de electricidade, água, publicidade, comunicações, entre outros.

Ora, um negócio na economia digital, precisa apenas de um site, e de um plano de alojamento, onde o que se paga ronda os 25 a 40 € por ano.

Como se pode ver, este valor é menos do que tomar o pequeno almoço por dia, e se tivéssemos um espaço físico, este seria o valor que se pagaria pela água que gastássemos num escritório.

2 – Facilidade de Utilização

Cada vez mais as pessoas fazem as suas compras pela Internet, e sempre que precisam de alguma coisa, o primeiro impulso, é fazer consultas na Internet para verem opiniões e recolherem mais Informação sobre o bem ou produto que pretendem comprar.

E aqui é que é importante que lhes seja dada facilidade de utilização quer no aspecto de poderem navegar no site, quer no aspecto de retenção e de venda.

Nenhum de nós gosta de sites onde seja complicado de encontrar o que queremos, e se estamos inclinados a comprar algo, queremos que seja fácil e seguro fazê-lo.

Por isso não vale a pena ir à procura dos clientes quando eles vêem ter connosco.

3 – Domínio sobre o seu trabalho

Na economia digital, temos  a vantagem de podermos controlar o que fazemos e ir fazendo ajustes quando achamos que não estamos a ter sucesso. Se não tivermos visitantes nos nossos sites, podemos logo de imediato implementar novas estratégias para conseguirmos atrair visitantes.

É também importante que verificamos quais os bens ou serviços que os visitantes mais procuram e tentamos adaptar os nossos conteúdos para ir de encontro às preferências dos visitantes.

4 – Eliminar barreiras

Os visitantes para se tornarem potenciais compradores, querem ter a vida facilitada e eliminar perdas de tempo. E em qualquer negócio baseado na Internet os processos de contacto e de pagamento são logo expostos de uma forma clara, bem como a politica de entrega de bens e serviços e os respectivos prazos.

Uma dica importante ao preparar o seu negócio na Internet, é que se deve eliminar todas as barreiras de contacto e de política de pagamentos, para assim conseguir que o visitante se torne num potencial comprador de uma forma fácil, e sem ter que perder tempo.

5 – Foco no conteúdo

Para quem monta negócios na Internet, não precisa de ser um génio da informática, já que a maior parte das empresas de alojamento, trata de todos os aspectos técnicos inerentes à instalação da sua página.

O melhor exemplo que posso dar para ilustrar este artigo, é precisamente este blogue, quando comecei tinha uma ideia e alguns conteúdos e a minha empresa de alojamento, tratou de tudo desde o registo do domínio, à instalação do wordpress, e eu só me preocupei em escrever conteúdos.

É certo que hoje já sei mais algumas coisas sobre alguns dos aspectos mais técnicos e de técnicas de marketing da Internet, mas isso deve-se a querer melhorar o site.

É claro que pode não ser fácil adaptar alguns modelos de negócio à economia digital, mas de uma forma geral todos os negócios se podem encaixar na economia digital, nem que seja como uma forma de promover o seu modelo tradicional de negócio.

Se tomarmos como exemplo o comércio tradicional de equipamentos informáticos,  houve algumas empresas que começaram a publicitar a sua presença criando uma página na Internet, com uma opção para se comprar por este meio.

O que verificaram passado pouco tempo foi que o tinha começado como uma mera forma de presença, ou de publicidade para algumas lojas, rapidamente se transformou num modelo de negócio que ultrapassou em larga medida as vendas das lojas físicas.

Em resumo, as vantagens que a economia digital nos dá, é a de podermos criar um negócio, ou mesmo darmo-nos a conhecer aos clientes de uma forma rápida, eficaz, e com um custo muito reduzido face a uma instalação física.

Já agora, o que acham da economia digital e do que permite? Partilhem a vossa opinião e deixem um comentário.

Até breve!

Related Posts with Thumbnails