No primeiro dia de trabalho numa nova empresa, há um máxima que nunca se deve esquecer e que diz que: “Não há segundas oportunidades para se trocar uma primeira impressão”. E é exactamente isto que acontece no primeiro dia de trabalho numa nova empresa.

Este é o tipo de acontecimento que nunca se esquece. Estamos num ambiente novo, rodeado de pessoas desconhecidas, e todos os nossos modos, a nossa maneira de falar, as roupas que vestimos, as reacções e tiques que temos estão a ser constantemente observados.

Mesmo quando se é convidado a fazer parte da equipa de trabalho ou se é um profissional de renome no mercado, isso não importará nada no seu primeiro dia numa nova empresa, ou local de trabalho.

Portanto, e assumindo que o seguiu as dicas para fazer um currículo de sucesso, que soube utilizar correctamente a linguagem corporal numa  entrevista de recrutamento, e que foi seleccionado para a função. Assim, eis que chega o dia tão esperado: O primeiro dia de trabalho na nova empresa.

Para conseguir sobreviver a esse dia fatídico, só existe uma solução: ter bom humor, simpatia e acima de tudo humildade!

Para vencer esta batalha, existem alguns conselhos fáceis de seguir para que o novo ambiente de trabalho se transforme num lugar amistoso e para não acabarmos sendo mal-vistos, ou mal interpretados pelos nossos novos colegas.

Assim, vamos então falar sobre algumas das dicas, e regras a seguir para que o nosso primeiro dia de trabalho numa nova empresa, ou local de trabalho, não seja o nosso último dia nesse local:

1 – Pontualidade

É o seu primeiro dia, por isso convém causar uma boa primeira impressão. Chegue antes da hora, e evite ter que recorrer a frases como “ estava um trânsito medonho, isto é sempre assim?”

Pontualidade significa respeito, atraso significa desleixo. Quer que pensem que é desleixado ou que deixa tudo para a última da hora?

2– A discrição fica sempre bem

Ao ingressar numa empresa, no primeiro dia de trabalho, vamos procurar ser os mais discretos possíveis. Jamais se deve começar o primeiro dia de trabalho a falar mal do nosso antigo chefe, dos nossos  problemas pessoais, ou a falar mal de ex-colegas.

Acima de tudo, evitar falar sobre politicas da empresa anterior e principalmente revelar informações confidenciais.

A melhor atitude é mesmo observar e aguardar que nos questionem. E mesmo aí, tentar dar opiniões o mais objectivas possíveis, e sem mencionar nomes.

3 – A Honestidade é sempre bem vista

Não tente forçar uma personalidade, atitude ou aparência que não lhe são normais no dia-a-dia, como sorrir em excesso, vestir-se de maneira extravagante, apertar demais as mãos dos novos colegas, tentar ser engraçado, etc.

Mantermo-nos fiéis a nós próprios e aos nosso princípios foi o que levou a que nos escolhessem para a função portanto.. vamos manter a nossa postura e não procurar ser aquilo que não somos.

4 – Humildade… Fica sempre bem!

Quando começar a realizar suas tarefas, não demonstre ser o melhor no assunto, mesmo que você seja. Aceite com humildade as instruções que lhe forem passadas, mesmo que já domine a função com excelência.

Se está mudando apenas de área e não de emprego, não tente mudar radicalmente suas características pessoais ou atitudes profissionais. Isso poderá causar um impacto diferente do desejado e até negativo a você e ou ao seu atual dirigente.

Atenção: Humildade não deve ser confundida com subserviência.

Ninguém nasce ensinado e por muitos conhecimentos que tenha, cada empresa é um mundo em si mesma. Portanto faça por aprender o que se passa à sua volta, mas não dê a entender que está disponivélk para tudo e para todos porque senão há sempre a hipótese de viarar o “tapete do escritório” onde todos pisam!

5- Tudo e todos têm um nome

É fundamental decorar os nomes dos novos colegas, logo nos primeiros dias de trabalho. Caso você esqueça o nome de alguma pessoa com quem tenha de falar, procure se informar com outra pessoa, e não com a própria. Além de criar uma situação constrangedora, você pode sugerir que essa pessoa não lhe pareceu importante.

Pense sempre nos outros como pensa em si… gosta que o tratem por um “Ei, você aí….” Ou por “António não se importa que …”

A diferença fala por si mesma, não acha?

6 – É tudo uma questão de atitude

Se estiver substituindo alguém que deixou a empresa ou o cargo, evite ligar para essa pessoa no novo emprego ou onde quer que ela esteja – esclareça suas dúvidas com quem ficou na organização ou com seu superior.

Além do mais errar é humano, mas convém não abusar da paciência de ninguém. Mostrar que se é cuidadoso é sempre bem visto. Além do mais assim evita ter que passar por situações confrangedoras que podem deixar sem reação.

Se for preciso, anote as suas dúvidas num bloco de apontamentos e procure esclarecá-las quando tiver oportunidade para isso. Há sempre uma altura certa para o fazer, além do mais é normal que tenha dúvidas e que pergunte. Certifique-se é de que o faz no momento oportuno e à pessoa indicada.

7– Feedback é importante

Sempre peça um feedback sobre seu desempenho. Não se esqueça de rever os objetivos a serem atingidos (e o quão próximo está deles) para que se certifique de que compreendeu a missão da empresa e que está em plena sintonia com ela.

Procure entender até que ponto é que os colegas estão a contar consigo e mantenha-os informados do que tenciona fazer.

Lembre-se de que ninguém gosta de “prima-donas”, nem de super estrelas…. O objectivo último é jogar em equipa.

Por isso demonstre que faz parte da equipa e que a sua presença será importante para todos. Afinal essa foi a razão porque foi contratado.

Resumindo, mantenha-se calmo, discreto, e acima de tudo honesto consigo próprio e com os que o rodeiam. Evite fazer julgamentos e observações jocosas já que a próxima vítima pode ser você. E ninguém gosta de difamamções ou de julgamentos sem que os acusados se possam defender.

Manter uma atitude positiva para os novos desafios é sempre bem visto e associado a pessoas determinadas a lutarem pelos objectivos comuns da empresa.

Já agora, acham que se devem acrescentar mais pontos aqui? Partilhem a vossa opinião e deixem um comentário a este artigo!

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails