Ensinar o valor do dinheiro aos mais novos, é uma das lições mais valiosas que se pode oferecer aos mais pequenos, para que estes conheçam e pratiquem a responsabilidade sobre o valor do dinheiro e da forma como o gastar de maneira responsável. Afinal, tudo o que comece cedo a ser ensinado tem mais possibilidades de ser entendido e praticado anos mais tarde.

Para além do mais, se hoje vivemos uma crise económica, será também em parte a termos esquecido, ou fazerem-nos esquecer, os ensinamentos que tivemos quando éramos mais pequenos e não dávamos o devido valor às coisas, principalmente ao valor do dinheiro.

Assim, e para relembrar como conseguir ensinar o valor do dinheiro às crianças aqui ficam alguns pequenos exercícios, para ajudar nesta tarefa:

1 – Pague uma pequena mesada semanal, para que aprendam o que é um orçamento

Algumas pessoas acham que atribuir uma recompensa monetária para encorajar os mais novos a executarem pequenas tarefas, como uma forma de ensinar o conceito de trabalhar para viver. Enquanto outras consideram que a execução de pequenas tarefas deve ser encorajada sem se utilizar como recurso uma retribuição (ou prenda, ou oferta), ou seja, sem que seja atribuído um valor em dinheiro, para que as crianças saibam que existem responsabilidades familiares que devem ser partilhadas por todos os seus elementos.

Em qualquer dos casos, uma mesada, ou semanada, é uma forma de restringir o consumismo, já que se está a estabelecer limites para o que eles podem comprar com esse dinheiro. Além do mais, se desejarem algo que custe mais do que o dinheiro que têm disponível, está-se a encorajar a poupança.

Uma nota apenas sobre isto: Deixar gastar o dinheiro que lhes é atribuído, sem recriminações sobre as suas escolhas (pode-se orientar as decisões, mas é melhor deixá-los tomar a última palavra), é uma forma de aumentar a sua responsabilidade para com as decisões que tomarem. Não há melhor exemplo do que a experiência!

2 – Dar Oportunidades para ganharem dinheiro extra

Dar oportunidades para ganhar dinheiro extra, para que assim aprendam que com um esforço suplementar resulta em recompensa. Isto dá-lhes a oportunidade de ganhar dinheiro para ocasiões especiais, ou para uma compra mais importante para elas.

No entanto, deve-se sempre manter a relação entre a realização de pequenas tarefas com o rendimento escolar, ou seja, só haverá lugar a recompensas quando hajam também boas notas na escola.

3 – Encorajar a Poupança

Encorajar a poupança, é meio caminho para que se faça disso um hábito. É mais fácil poupar-se quando se tem um determinado objective em vista, como um brinquedo novo, ou um jogo para a consola, ou uma bicicleta. A maior parte das crianças precisará de um pequeno incentive para que poupe, e se for esse o caso, pode sempre estabelecer que da mesada ou semanada, seja sempre posto de parte uma percentagem desse valor para poupança.

Pode sempre dar uma ajuda extra na poupança, comparticipando por exemplo com 50 cêntimos por cada 1 euro que for poupado.

4 – Ensinar o básico sobre investimento

Se ensinar como investir, a criança perceberá como fazer aumentar o valor das suas poupanças. De inicio basta apenas explicar que se o dinheiro for aplicado numa conta a prazo, no final desse tempo ele terá de volta o dinheiro que investiu, acrescido de mais um valor por o ter poupado.

Falo aqui apenas da conta a prazo, por ser o tipo de investimento que não apresenta risco. É claro que mais tarde pode ir falando de outras opções onde o riso seja maior.

Nunca se esqueça que a maneira como trata o dinheiro, será provavelmente a influência mais importante que a criança terá na sua relação com o dinheiro. Por isso, se apenas fizer compras de grande importância apenas depois de investigar e verificar qual o melhor preço, ou melhores condições, as crianças irão também elas ser cautelosas quando quiserem comprar algo.

Afinal o melhor exemplo que podemos dar para evitar crises financeiras, é explicar o valor do dinheiro, e não há nada como começar cedo!

Já agora, conhecem mais maneiras de explicar o valor do dinheiro? Partilhem-nas e façam o vosso comentário!

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails