A Lei de Murphy é um adágio popular da cultura ocidental que afirma: “Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará” ou “Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la“.

Em termos mais comuns a Lei de Murphy é citada como : “Se alguma coisa pode dar correr mal, ela irá correr mal, da pior maneira, na pior altura possível, e vai causar o maior estrago!

Diz o mito popular de que a Lei de Murphy deve o seu nome a um engenheiro da NASA, Edward A. Murphy que efectuava  um teste de tolerância à gravidade por seres humanos. Ele deveria apresentar os resultados do teste; contudo, os sensores que deveriam registá-lo falharam exatamente na hora na hora do teste.

Frustrado, Murphy disse “Se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará” — em referência ao assistente que havia instalado os sensores. Daí, foi desenvolvida a assertiva: “Se existe mais de uma maneira de uma tarefa ser executada e alguma dessas maneiras resultar num desastre, certamente será a maneira escolhida por alguém para a executar”. Mais tarde, o teste obteve sucesso. Durante uma conferência de imprensa, John Stapp, que havia servido como cobaia para o teste, atribuiu ao fato de que ninguém saiu ferido dos testes por levarem em conta a Lei de Murphy e explicou as variáveis que integravam a assertiva, ante ao risco de erro e consequente catástrofe.

Pois bem, o Crise e Dinheiro, foi vítima da famosa Lei de Murphy durante esta última semana. Vamos então aos acontecimentos:

1 – A mudança de alojamento

Devido ao aumento inesperado de visitantes, no dia 15 de Janeiro foram 35.325 visitantes únicos num só dia, o que aliado ao número de visitas normais que este blogue tem por dia quase que esgotaram a largura de banda que este blogue possuía para o mês inteiro.

Mas, como recentemente ganhei um plano de alojamento na PTservidor, achei que seria uma boa hora para fazer a mudança e manter o Crise e Dinheiro online sem quebras de serviço devido a exceder a largura de banda permitida.

A mudança correu bem e tudo estava certo e resolvido, pensava eu. Mas…

2 – A lei de Murphy em acção – parte 1

Pois bem, no pior momento e na pior altura para que isso acontecesse, fiquei sem acesso ao painel de administração do blogue. Logo não podia alterar nada nem publicar novos artigos. Pior ainda havia um erro de código que teimava em não desaparecer.

3 – A lei de Murphy em acção – parte 2

Não contente com isso, quando consegui resolver o problema de uma das linhas de código que teimava em aparecer no cabeçalho do blogue, eis que surge outro contratempo: os plugins que utilizo estavam também eles a dar erro e a provocar ainda mais confusão. Um deles principalmente que é o global translator (que entretanto optei por desactivar) estava a ocupar ainda mais espaço em disco do que o devido.

4 – A luta desenfreada pela noite fora

Como se ainda não bastasse, verifiquei que eu próprio acedia ainda a uma versão do Crise e Dinheiro, que não era a que os leitores visualizavam, mas sim uma versão em cache do antigo servidor onde o Crise e Dinheiro estava alojado. Ou seja as mudanças que estava a tentar fazer, não apareciam aos leitores.

5 – As dificuldades de acesso

Se numa primeira fase eu não conseguia entrar no painel de administração de blogue e a Ptservidor conseguia, 2 dias depois aconteceu precisamente o contrário. Eu conseguia aceder e os serviços de assistência não conseguiam.

6 – A infinita paciência

Confesso que se não fosse o elevado profissionalismo, a capacidade de análise, e a resistência da assitência técnica da equipa da PTservidor que foi incansável na resolução deste problema, porque quando tudo parecia resolvido…. Eis que as imagens dos artigos desapareceram da visualização dos leitores, apesar de continuarem todas em disco e com os links correctamente colocados nos artigos…:)

7 – A batalha de nervos

Quando tudo parecia estar resolvido… eis mais uma vez a lei de Murphy em acção. Os emails do Crise e Dinheiro, pura e simplesmente não funcionavam. Sendo que este era um problema já anterior à mudança para a PTservidor.

Para piorar ainda mais as coisas o feedburner, também deixou de reconhecer os feeds, e não fazia a distribuição por email aos subscritores do Crise e Dinheiro (agora até a Google estava contra mim  🙂 ).

7 – Finalmente a solução

Bem, mas como a Lei de Murphy não pode durar para sempre, eis que finalmente tudo se conseguiu resolver. E o Crise e Dinheiro está de novo a funcionar a 100%. incluindo os emails. O que posso dizer de toda esta aventura que durou quase 1 semana, é que sem dúvida conheci uma das melhores equipas de assistência técnica ao cliente, que foi incansável, excepcional a todos os níveis (e acreditem que isto é dizer pouco), e que me demonstraram de todas as maneiras que merecem sem dúvida uma tremendo elogio.

Problemas acontecem a todos, mas o segredo do sucesso está na forma como eles se encaram e acima de tudo no esforço para os resolver. E foi isto que a Ptservidor fez de uma forma admirável. Por isso aqui ficam os meus agradecimentos ao Francisco, ao Pedro e ao Artur da Ptservidor! Vocês foram incansáveis!

Devo por último acrescentar que definitivamente recomendo o serviço de alojamento da PTservidor! Quer pelos preços quer pela assistência irrepreensível a todos os níveis!

Por último, pode ser que ainda haja algum atraso no envio das actualizações por email aos subscritores, mas este é mesmo um problema do feedburner, e só resta esperar que volte ao normal… (ai Google!).

Isto, contado desta maneira não reproduz nem um pouco da verdadeira maratona que aconteceu durante esta semana. Muitas das vezes foram encontradas soluções pela madrugada dentro. Por isso se reparam em alguma coisa estranha, ou na falta de actualizações do blogue, acreditem que tudo foi tentado para que pelo menos o que estava se mantivesse no ar… 🙂

Já agora, como lidam vocês com a Lei de Murphy? Partilhem a vossa opinião e deixem um comentário!

Até Breve!

Actualização: 27-01-2011 – 21H00 – O feedburner já voltou ao normal e a newsletter está a ser entregue sem problemas! Tudo está bem quando acaba bem!

Related Posts with Thumbnails