Saber utilizar o Marketing Pessoal, pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o (in)sucesso pessoal, social e profissional. Uma definição muito simples de Marketing pode ser que o Marketing é toda a acção que resulta numa venda.

Mas, neste caso não estamos a falar de nenhuma venda de produtos ou serviços, estamos a falar da sua venda para conseguir atingir os objectivos a que se propôs.

Assim, a definição de Marketing Pessoal será toda a acção que poderá gerar a uma pessoa a possibilidade de conseguir ter sucesso.

A questão é que, com a pressa e as rotinas que praticamos no nosso dia-a-dia acabamos nem notando esse detalhe, apenas sentimos na pele quando ficamos meses a fio procurando por um emprego.

Mas, para se conseguir ter sucesso em qualquer actividade, temos que perceber que o uso do Marketing Pessoal, é darmo-nos a conhecer aos outros e a sermos reconhecidos como elementos essenciais para o sucesso de qualquer organização.

Neste mundo cada vez mais agitado e globalizado, temos que notar que o mercado de trabalho está a cada dia que passa muito mais competitivo. A questão é que com a pressa do dia-a-dia acabamos nem notando esse detalhe, apenas sentimos na pele quando ficamos meses a fio procurando por um emprego.

O Marketing Pessoal é uma ferramenta que podemos utilizar como um factor que fará a diferença entre nós e todos os outros, ou seja, é uma forma de levarmos uma vantagem competitiva no nosso meio profissional e na nossa vida. E tudo isso pode ser realizado por meio de atitudes tão simples como nossos pensamentos, nossa postura com as outras pessoas, o modo de agir, de falar, de se vestir, etc…

Assim, para de dar bem em seu marketing pessoal, preste atenção a alguns pontos:

1- Seja pontual, chegue sempre um pouquinho adiantado nos compromissos.

A pontualidade é uma característica que nos deve diferenciar dos demais. Além de demonstrar que sabemos cumprir horários, demonstra também que somos organizados e damos valor ao nosso tempo e à forma como o utilizamos, e que sabemos respeitar as prioridades de quem espera por nós.

2- Procure estar sempre motivado, faça com que nada o atrapalhe.

As pessoas contam consigo para realizar as tarefas que lhe propõem. Por isso mostre que sabe estar à altura das expectativas e não desiluda a confiança que lhe dão.

3 – Saiba focar os problemas, controle a ansiedade, as preocupações e frustrações.

Ninguém gosta de perder, mas uma qualidade essencial é saber perder. Por isso elimine as preocupações inúteis quando está a fazer um trabalho ou tarefa. Desta forma aprende a estar concentrado naquilo que verdadeiramente interessa.

4 – Pratique a ética, seja honesto

Nunca ouviu a expressão “mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo”? Pois bem cultivar uma postura ética e de honestidade para com os outros terá como resultado que as outras pessoas lhe reconheçam a sua honestidade e força de carácter.

Isto será um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento do seu Marketing Pessoal, porque será reconhecido como verdadeiro e não como uma manobra publicitária.

fazer a diferença

5 – Marque a diferença: Seja sempre gentil e atencioso com todas as pessoas.

A arrogância não funciona, ou se funcionar será apenas contra si. Por isso trate toda a gente com que se cruza da mesma maneira como gostaria de ser tratado.

Uma boa estratégia de Marketing Pessoal passa necessariamente pela imagem que os outros têm de si, e ninguém gosta de pessoas mal-educadas.

6 – Vista-se de acordo com cada ocasião, seja discreto.

A capacidade de adaptação é uma das características mais vincadas e reconhecidas para causar uma boa impressão. Se dizem que “uma imagem vale por mil palavras”, imagine o que diriam de si se fosse a uma reunião com um cliente importante com a barba por fazer e de calções de banho?

Procure sempre informar-se do tipo de ambiente para onde vai e vista-se de acordo com o exigido. Não se trata de moda, trata-se muito simplesmente de se adaptar ao ambiente.

7 – Use a Auto-promoção

Utilize todas as formas possíveis para se dar a conhecer a si e ao seu trabalho. Inscreva-se nas redes sociais, desenvolva e mantenha uma rede de contactos que possa utilizar para ser ajudado e para ajudar os outros.

Peça aos seus contactos que lhe dêem uma avaliação do seu desempenho, e melhore os aspectos mais fracos que lhe forem apontados.

8 – Respeite para ser respeitado

Tome sempre cuidado com o que pretende falar, procure dar sempre uma imagem positiva das coisas, e não deprecie ninguém para não correr o risco de ser depreciado por ninguém. E outro factor importante, não esteja constantemente a atender o telemóvel, nem a escrever mensagens, muito menos em reuniões!

Saber usar o Marketing Pessoal é a sua forma de se conseguir afirmar, e de ser reconhecido, num mundo cada vez mais competitivo onde somos constantemente avaliados. E ninguém gosta de negativas, certo?

Já agora, como é que costumam usar o vosso Marketing Pessoal?

Partilhem as vossas opiniões e deixem um comentário

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails