Para conseguir ter sucesso numa entrevista para emprego não há nenhuma fórmula mágica, nem nenhum livro que explique tudo. Mas há pequenas técnicas que podem utilizar para aumentar as vossas probabilidades de sucesso numa entrevista para emprego.

Já aqui referi dicas para um curriculo de sucesso e sobre as 8 dicas essenciais para uma  carta de apresentação . Na altura procurei apontar as principais linhas que devem seguir para serem bem sucedidos naquele que é o fim que se deseja : conseguir ser chamado para a entrevista, para assim aumentar as suas hipóteses de conseguir o emprego que procura.

No entanto, é aqui que começa o verdadeiro drama: Como se comportar numa entrevista de emprego?

Na maior parte dos casos, as suas dúvidas, tensões, medos, receios, começam de mansinho a apoderar-se de si. Mas tenha calma, não lhe vou dar um remédio milagroso, nem “vender” nenhum livro de auto-ajuda. simplesmente vou descrever o que considero mais importante em qualquer candidato que entrevisto.

Vou deixar de seguida algumas dicas que podem e devem fazer com que o recrutador se lembre de si:

1 – Seja Pontual

Evite ser “português” neste aspecto, basta chegar cerca de 15 minutos antes do horário acordado para a entrevista. Assim tem tendo para observar que tipo de empresa é, as pessoas que lá trabalham, e outros aspectos importantes.

No entanto, não chegue “cedo demais” para não demonstrar nervosismo excessivo. Acima de tudo importa manter a calma. Entre na empresa cerca de 20 a 15 minutos antes da hora marcada para a entrevista. Assim está a demonstrar que cumpre horários.

2 – Não diga frases feitas

Acima de tudo, lembre-se que é você o centro da entrevista, logo é a sua opinião e o seu carácter que estão a ser avaliados. Evite a utilização de frases “tiradas de livros”. Mostre ao recrutador que você é mais do que uma máquina de leitura, que sabe interpretar o mundo à sua volta. Saiba quebrar o gelo com naturalidade.

Tenha sempre em atenção, que acima de tudo a entrevista é mesmo sobre si! Não é sobre as suas capacidades de leitura. Acima de tudo tem que mostrar consistência e confiança em si próprio.

3 – Evite o nervosismo

Não há como lhe escapar, mas mantenha-se calmo, e em caso de dúvida lembre-se que se trata de uma escolha bi-partida (ou seja além de a empresa o querer você deve querer a empresa). Assim, durante a entrevista faça uso das suas mãos para dar ênfase a uma ideia e não as esconda. Explique o seu percursos profissional durante a entrevista, assuma que gostaria de ter feito as coisas de outra forma, mas fez o que achou correcto na altura.

4 – Vestuário

Lamento desiludir, mas não há uma fórmula mágica. Vista-se de acordo com a função a que concorre , com o tipo de empresa (mais formal ou mais informal) mas acima de tudo imagine que o que levar vestido na entrevista poderá bem ser a sua farda de trabalho, por isso não exagere nem se desmazele. Seja você mesmo.

5- Faça perguntas

Acredite que não tem nada de mal uma certa dose de curiosidade, afinal você é que está interessado em saber o funcionamento da empresa, com quem se vai relacionar, enfim…. havia um passado antes da sua chegada, sabia?

6- Vencimento

A pergunta sacramental!!! Pois bem, não desespere, simplesmente seja realista, avalie a função, as suas tarefas o seu próprio valor e proponha um intervalo de salário, sugerindo ma revisão após 6 meses (assim dá a ideia de progressão e que você deseja integrar-se e trazer valor acrescentado). De qualquer das formas faça sempre o seguinte cálculo: do dinheiro que precisa para se deslocar e comer fora, do que necessita para as suas contas mensais, e assim já terá um valor aproximado de quanto é que precisa para trabalhar naquela empresa em concreto. Seja Realista, mas não tenha medo de defender o seu valor.

7 – O Fim da entrevista

Aproveite os últimos minutos, para esclarecer as suas dúvidas, e despeça-se cordialmente, agradecendo o facto de ter sido chamado, e pergunte se será para breve a incorporação na empresa. Mostre-se interessado, se o que ouviu durante a entrevista faz parte dos seus planos de carreira.

E pronto, espero que ajude na sua próxima entrevista. De qualquer das formas se não for escolhido não desanime: Pense que aquela não era a melhor empresa para você trabalhar, afinal eles não o mereciam!

Entretanto se conhecer mais alguma dica, compartilhe-a. Deixe o seu comentário.

Até Breve



Related Posts with Thumbnails