Trabalhar em equipa com sucesso pode tornar-se uma tarefa bastante exigente, quando não se aplicam todas as regras para se ser bem sucedido. E pode até não acreditar mas existem muitos “equifóbicos”, isso mesmo, são pessoas que pura e simplesmente não sabem trabalhar em equipa.

Assim, vamos aqui deixar algumas dicas para que da próxima vez que for chamada a trabalhar numa equipa as coisas lhe corram pelo melhor, e acima de tudo tente não esquecer as palavras de Peter Drucker quando disse que : “Pode ter sido contratado pelo seu curriculo, mas acabará despedido pelo seu comportamento.

Por isso, vamos láq deixar aqui algumas dicas, para permitir que o trabalho em equipa, seja um factor de sucesso, e não de stress……

1 – Paciência

É o elemento central, pois em equipa tem que interagir com uma diversidade de personalidades e de pontos de vista diferentes. Acima de tudo seja moderado nos seus comentários e ouça atentamente o que os outros têm a dizer. Só assim conseguirá emitir a sua opinião sem melindrar a dos seus colegas.

2 – Não Julgue

Pode colocar em causa a robustez de uma ideia, a aplicação prática de um conceito, ou as limitações de uma determinada tecnologia, mas nunca, nunca, ponha em causa a formação ou o carácter pessoal de um colega. Isso é meio caminho andar para minar a confiança de um grupo para sempre.

3 – Partilhe

A riqueza do produto final será tão maior quanto cada elemento individual der de si. Podemos sempre aprender com o colega do lado, mesmo quando achamos que a sua contribuição não traz nada de novo. Acredite e vai-se surpreender com a quantidade de ideias que de inicio parecem idiotas e depois de trabalhadas se transformam nas melhores de todos os tempos.

4 – Colabore

Existem por aí pessoas tão generosas que chegam a partilhar as tarefas ao ponto de não terem de fazer nada. Não se encoste ao canto apenas porque não concorda com o que estão a decidir, ou porque o caminho escolhido pelo grupo não tem nada a ver com aquele que considera ser o correcto. O seu nome vai também ficar no resultado final, por isso assegure-se de que o seu nome ficará associado a algo de bom.

5 – Esteja atento

Existe a tendência para nos fecharmos sobre nós mesmos, sobre as nossas referências e trabalhos passados. Porém tal como terá de mostrar receptividade às ideias do grupo, só tem a ganhar se também estiver atento ao que os outros possam pensar sobre o projecto. Ao cpatar e implemnetar ideias interessantes, marcará pontos dentro da equipa e reconhecimento por parte dos seus colegas e das suas chefias.

6 -Divirta-se

Desfrute da companhia de pessoas novas, e com outras ideias sobre o projecto. Acima de tudo encare o trabalho de equipa como algo de divertido e que ajuda a fazer passar o tempo de uma forma mais salutar e com mais valia quer para si quer para o seu trabalho, e vá lá até à sua empresa ficará a ganhar com a motivação e vontade de cada um dos membros da equipa.

Resumindo

Encare o trabalho em equipa como algo que lhe permitirá trocar ideias, enriquecer o seu conhecimento, e alargar as suas amizades. Verá que além de não custa nada, até o vai ajudar a crescer como pessoa e profissional.

E vocês, como são a trabalhar em equipa? Deixem o vosso comentário e participem na discussão!

Até Breve

Related Posts with Thumbnails