A actividade de consultoria é cheia de desafios, principalmente pela diversidade de realidades empresariais que são conhecidas, mesmo em tempo de crise.

No entanto, é um facto de que os consultores são muitas vezes vistos como um “perigo” para as realidades instaladas nas empresas. Afinal, tudo o que implica mudança é quase sempre visto como um perigo.

Já vos falei aqui, das mudanças que estão a ocorrer na minha vida profissional, mas neste caso em concreto queria falar sobre o que são desafios, e como é que normalmente ao encarados, tendo em conta que nesta altura de final de ano, se fazem os balanços do que se fez e as perspectivas para o que se vai fazer.

Voltando ao tema do título deste post, quais são os principais desafios que devem ser tidos em conta, na consultoria a uma empresa?

1 – Perceber a realidade

Não há 2 empresas iguais, e mais importante do que a fotografia que o organograma nos dá de uma empresa, é preciso estar no terreno e compreender quem é que afinal tem o poder informal dentro da empresa.

2 – Entender as aspirações

Se por um ldao as pessoas reagem com receio quando se fala em mudança, normalmente elas também sabem de antemão o que deve ser mudado. É aqui que é importante perceber quais os desejos do pessoal, e actuar com base neles.

3 – Diagnóstico

Esta é daquelas que vem nos livros 🙂 . Para que uma intervenção tenha sucesso é preciso fazer um levantamento das causas e perceber de forma clara e sem margem de dúvidas, o que existe.

4 – Propor soluções

Grande parte das medida de consultoria falham, porque baseiam-se em teorias de livros e esquecem a prática quotidiana da empresa alvo. Ou seja, é fácil definir objectivos através de um guia, livro, ou brochura. O complicado é fazer com que correspondam aquilo que a empresa relamente necessita.

5 – Prestar acompanhamento

Pois…. Esta é se calhar a medida onde mais se falha. É que o acompanhamento não são reuniões mensais, para se falar de futebol, ou do tempo. O acompanhamento para que resulte deve ser feito no terreno, e não em salas de reunião onde se discute tudo, menos o que deve ser feito.

E pronto, para já são estes os desafios que se encontram em balanço, e em maturação para definir os objectivos do próximo ano.

E vocês, já começaram a planear os vossos?

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails