O aumento das redes sociais na Internet criou novas oportunidades de procurar emprego.

De facto, as empresas começaram a olhar para as redes sociais como uma forma rápida, barata, e eficaz de conhecer melhor os candidatos mais indicados para uma determinada função.

Das redes mais pessoais como o Facebook, o Hi5, e o Myspace, às mais executivas (ou mais profissionais) como o Linkedin, a Xing, ou a portuguesa The Star Tracker, todas elas permitem divulgar capacidades individuais, seguir o trajecto profissional e estabelecer contactos.

Então, o que se deve fazer para se destacar na procura de emprego?

Em primeiro lugar, tenham sempre em atenção que várias empresas de recursos humanos, já utilizam as redes sociais para publicar os anúncios de emprego, bem como para conhecer os perfis dos candidatos.

Afinal, estas redes proporcionam uma consulta muito interessante do ponto de vista do recrutador, já que sem perguntar nada, pode-se ver o que dizem os actuais e ex-colegas, superiores e subordinados de um candidato sobre o seu desempenho profissional e as suas características pessoais e de relacionamento interpessoal.

Assim, tenham sempre em mente, que se pretendem utilizar as redes sociais para procurar emprego, não se esqueçam de solicitar aos colegas para lhe darem uma breve recomendação sobre o seu desempenho e características pessoais (como acontece no caso dos perfis do Linkedin).

Afinal, usar as redes sociais para encontrar emprego nem é muito difícil. É apenas necessário, dedicar algum tempo e dedicação. Desta forma, se preencherem todos os campos do vosso perfil, e adicionarem ligações para um site ou blogue, onde um potencial empregador possa ver a vossa experiência profissional.

Outro aspecto a ter em conta, é seguir outros utilizadores que costumam fornecer dicas ou agregam empresas com ofertas de trabalho.

E, no caso do Linkedin, é também conveniente participar em fóruns e discussões sobre a área onde pretendem encontrar emprego. Afinal o futuro emprego pode estar à distância de alguns cliques!

Já agora, costumam utilizar as redes sócias para promoverem a procura de emprego?

Partilhem a vossa experiência e deixem um comentário!

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails