Estabelecer parcerias fortes é meio caminho realizado para alcançar o sucesso. Mas, como se devem estabelecer parcerias? Há regras definidas a seguir? Vamos pelo senso comum? Enfim, como se deve fazer?

Antes de mais, é preciso entender que o conceito de parceria, implica uma situação que ambas as partes (os parceiros) tenham algo a ganhar. Por outro lado, há que considerar desde o início quais os objectivos a atingir e qual a  melhor forma de os alcançar.

E, convém ainda, que a parceria traga mais-valias acrescentadas ara ambas as partes. E então como se deve fazer?

parcerias

Para responder a esta pergunta, é preciso que se perceba que uma parceria deve produzir efeitos visíveis e reais.

Posso dar como exemplo, a parceria mais recente feita aqui no blogue com a Domínio-lda. , em que consegui que disponibilizassem 5 exemplares do software Gescontas, para serem oferecidos aos leitores do blogue que subscrevam as actualizações por e-mail.

Em troca, a Dominio-lda, ganha a divulgação do seu produto, e o despertar de interesse e curiosidade sobre os outros produtos que comercializa (como por exemplo a aplicação para gestão de condomínios).

Do ouro lado, eu espero conseguir um aumento do meu número de subscritores por e-mail, que era um dos objectivos a que me tinha proposto no inicio deste ano.

Como verificam, esta é uma situação em que todos saem a ganhar, incluindo os leitores mais assíduos do Crise e Dinheiro.

Assim, o importante para se diferenciar de forma positiva uma parceria, de uma mera relação cliente fornecedor, é entender que o sucesso de um dos parceiros será também o sucesso do outro.

É claro que podem existir diferentes tipos e formas de parcerias, o importante é entendermos que devemos sempre falar e agir para que se obtenha uma situação de tipo ganhar-ganhar (win-win situation).

Por isso, o sucesso do nosso parceiro, e o nosso, estará sempre associado ao esforço feito em conjunto pela parceria.

Já agora, Têm conseguido estabelecer parcerias de Sucesso? Partilhem a vossa opinião, e deixem um comentário a este artigo.

Até Breve

Related Posts with Thumbnails