Numa entrevista de emprego, pode estar a dizer mais ao entrevistador do que aquilo que quer, com a sua linguagem corporal. A maior parte dos recrutadores sabe “ler” os sinais visuais que os candidatos emitem. Algumas empresas de recrutamento estão mesmo a investir em formação para a interpretação da linguagem corporal, e para projectar a imagem ideal para os seus recrutadores e gestores de pessoal.

A linguagem corporal e as pistas faciais podem deixar o entrevistador perceber se o candidato é confiante, manipulador, tímido, incerto, ou desconfiado, e mesmo se o entrevistador está a prestar a devida atenção para aquilo que eles pretendem transmitir.

Por isso, em vez de deixar a sua primeira impressão ser uma obra do acaso, pode e deve praticar a sua linguagem corporal como se fosse um complemento ao seu curriculo. Tal como o seu curriculo, a linguagem corporal dá a entender ao seu entrevistador que tipo de colaborador eles irão contratar.

body-languageOs entrevistadores profissionais, normalmente irão quase de certeza projectar a imagem de uma pessoa confiante, atenta, e compreensiva durante a entrevista, e é esta a imagem que o candidato deve também transmitir.

A atenção dada pode ser demonstrada por se sentar numa posição em que esteja de frente, e um pouco inclinado para o seu entrevistador como se de uma conferência se tratasse.  Não precisa de se inclinar muito, pois senão pode correr o risco de parecer ameaçador ou intrusivo num espaço que não é o seu. Começar a “brincar” com uma caneta ou com um outro objecto pode ser interpretado como sinal de impaciência ou aborrecimento, como se não conseguisse esperar que a outra pessoa parasse de falar. A sua atenção deve estar focada no entrevistador. Um ligeiro sorriso ou um simples aceno de cabeça confirmando o que ouve, faz com que demonstre interesse no que está a ser dito. Acenando com a cabeça quando o entrevistador acaba uma pergunta, pode ser um sinal de que  pensou sobre o assunto e está preparado para responder, implicando competência  e atenção aos detalhes.

Ninguém gosta se ser olhado fixamente, mas manter o contacto visual é importante. Um bom contacto visual demonstra confiança e honestidade, especialmente quando se está a falar. Se está constantemente a evitar o contacto visual com o entrevistador, principalmente se está a responder a uma questão, isso pode ser interpretado como um sinal de desonestidade, manipulação, ou uma extrema falta de confiança no que está a dizer. Se o seu olhar está descaído sobre a esquerda, isso é visto como um sinal de decepção ou de engano. Se tiver que olhar para longe, olhar em frente e para a direita, significa que está á procura na sua memória ou a processar um pensamento ou ideia, mas mesmo assim não é tão sólido como olhar nos olhos o seu entrevistador.

Se receia paracer demasiado agressivo, pense que um olhar de sobrancelhas para cima e olhos bem abertos, é visto pelo subconsciente do entrevistador como se estivesse a dizer “A sério?”. É claro que a utilização de um bom sorriso pode fazer maravilhas pelo desenrolar de uma conversa, e é naturalmente uma das melhores armas que pode usar numa entrevista.

É importante que pratique estas técnicas de forma a que elas pareçam naturais e vindas de si sem esforço. Experimente utilizá-las no seu circulo pessoal, de amigos e de colegas para ir aperfeiçoando.

Por último, nuca se esqueça de que só tem uma oportunidade para deixar uma boa 1ª impressão, e isso acontece logo o inicio com um sólido aperto de mão. Quero com isto dizer que o aperto de mão deve ser firme e cortês, e é o suficiente para marcar pontos.

Já agora, conhece mais alguma técnica de linguagem corporal que possa ser utilizada numa entrevista? partilhe a sua opinião e deixe um comentário.

Ah… e não se esqueça que continua a decorrer o concurso sobre o regresso da depressão e a crise actual, onde há 5 livros para sortear entre os leitores do blogue com o apoio da editorial presença.

Para ficar sempre a par das novidades do blogue, subscreva a feed RSS.

Se preferir pode sempre receber as actualizações por e-mail

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails