Na sequencia do post ontem publicado sobre sede de  conhecimento, hoje vou aqui deixar 10 dicas para aumentar o seu conhecimento para que as possa partilhar com os seus colegas, clientes, fornecedores, etc.

Aumentar o conhecimento, é cada vez mais necessário como uma forma de conseguirmos responder de forma eficaz às novas exigências que nos são colocadas diariamente.

Só assim, conseguimos manter-nos competitivos e conseguimos sobreviver num mundo cada vez mais complexo. Mas vamos então às dicas….

Chave para o conhecimento1. Não espere que lhe ofereçam uma informação.

Faça todo o possível para a procurar e quando a encontrar sen­tir-se-á orgulhoso/a, caso contrário invadir-lhe-á uma horrível sensação de frustração.

2. Comunique as suas intenções ao seu superior

Não tarde em comunicar ao seu superior qualquer tipo de pedido para aprender mais. O seu superior tomará em conta as suas preocupações e a sua sede de conhecimento.

3. Escreva num papel o seu plano pes­soal de formação

E comunique-o ao seu superior. Não esqueça de precisar que tipo de pontos quer reforçar e que tipo de acções teria que empreender para que essa formação fosse possível a longo prazo (por exemplo, aulas de línguas estrangeiras, curso de Excel, etc.) Utilize este plano como um guia que traça a sua carreira e tem uma meta facilmente alcançável.

4. Não se focalize no seus erros

Trabalhe os seus pontos fracos de forma honesta mas sem desistir, proponha soluções e tente eliminá-los com o tempo.

5. Não se centre no método clássico de trabalho

Procure na diversidade de métodos para aprender de forma diver­tida e entretida: colaborar com espe­cialistas, utilizar a imaginação, experi­mentar de forma real, ser o seu próprio tutor, participar em jogos de estraté­gia, perguntar a pessoas da concorrên­cia, assistir a seminários, estudar à distância, ouvir aulas áudio ou vídeo, e um larguíssimo etcétera de possibilida­des … É quem deve escolher o que melhor lhe convém e quem tem a últi­ma palavra.

6. Analise a sua forma de ser

Faz parte dos que ataca de frente? Manda sem pensar nas consequências? Atreve-se a tudo? Segue um plano de acção deter­minado?

7. Não idolatre os que sabem mais

Ou que o aparentam por saber vender melhor os seus conhecimentos. É res­peitável apreciar os outros e admirar os seus conhecimentos mas controle-se na hora de avaliá-los, se não, só conse­guirá reforçar a auto-estima dos outros e desvalorizar a sua pessoal. Toda a gente tem os seus pontos fracos.

8. Combata os seus medos

Talvez tenha a sensação de perder a sua posição na hora de expor a sua opinião e que na hora de transmitir algum conhecimento próprio se sinta demasiado transparente e tema que lhe atribuam um determinado papel.

9. Peça ajuda

Identifique pois, dentro da sua equi­pa, aqueles colegas que considere especialistas em certas matérias. Faça com que se tornem em pontos de refe­rência para acudir em busca de infor­mação básica sempre que a necessite. Surpreender-se-á de tudo o que se pode aprender com um colega, sobre­tudo, quando se partilham conheci­mentos. Quase nem estará consciente disso.

10. Respeite sempre uma máxima

Toda a formação individual é um desafio. Evidentemente que se desenvolverá uma maior capacidade em si mas até lá, até partilhar esse novo conhecimen­to adquirido não verá os frutos de tudo o que foi aprendido, simplesmente faça uma prova cada dia, e surpreen­der-se-á gratamente.

Já agora, conhece mais alguma dica que seja útil? Deixe a sua opinião, comente este post.

Para ficar sempre a par das novidades do blogue, subscreva a feed RSS.

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails