Qualquer empresa sabe que par sobreviver a épocas de crise, precisa de ter uma cultura empresarial inovadora e que lhe permita enfrentar os momentos de recessão com confiança.

Só assim, estarão as empresas aptas a enfrentarem os momentos piores que acontecem de forma inevitavél em situações de crise externas.

Assim, os princpais desafios a vencer para criar uma cultura inovadora são os seguintes:

1 – Comunicação Interna – quebrar os silos

A comunicação interna deve ser fluida e assumida por todos como um dos factores de sucesso da empresa. Só assim se consegue que todos partilhem ideias, problemas e participem nas soluções.

2 – Permitir o erro e eliminar a cultura da “culpa”

Em vez de se procurar culpados, é mais proveitoso aprender com os erros  e não os repetir. Só um cultura que incentive a criatividade poderá vingar os erros cometidos.

3 – Desafiar Conceitos

Um dos grandes obstáculos à mudança, é a própria mudança. Então, porque não permitir que qualquer colaborador da empresa desafie os conceitos estabelecidos e encontre formas mais produtivas?

4 – Atitude Positiva

Desenvolver uma atitude positiva face à mudança, é meio caminho para se conseguir ultrapassar o medo e a complacência.

5 – Gestão do Risco

Estimular uma abordagem positiva face à gestão o risco, é outro dos caminos para se conseguir promover uma atitude e cultura de sucesso. Vale mais uma decisão mal tomada do que não tomar decisão nenhuma.

6 – Dar poder às pessoas

Só com a delegação de poder é que as pessoas assumem uma atitude positiva, para promoverem a mudança sem estarem sempre à espera da aprovação. Importa aqui referir que com o poder vem também uma maior responsabilidade.

7 – Aceitar ideias de fora

É necessáro eliminar o síndroma do “não inventado aqui” e aceitar que as boas ideias odem vir de qualquer lado, e não apenas dos génios da casa.

8 – Encorajar novas ideias

Só com um forte encorajamento a novas ideias por parte dos colaboraores, se consegue uma cultura inovadora e pró-activa. O grande mal das organizações (e dos seus colaboradores) é o medo das novas ideias e o facto de poder mudar hábitos e atitudes.

Resumindo, Uma cultura empresarial de inovação só se consegue inovando, e permitindo que qualquer colaborador dentro da empresa participe de forma activa em todo o processo.

Já agora, conhece mais alguma dica que possa ser útil?

Para ficar sempre a par das novidades do blogue, subscreva a feed RSS.

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails