Um dos males de se ter ideias em excesso é que a tendência natural depois de as termos, é de dispersar o nosso tempo e energia e não conseguimos concretizar nenhuma delas.
 
Por vezes, acaba por ser preferível dedicar o tempo a um projecto de cada vez, do que começar projecto atrás de projecto para depois os deixarmos ficar pelo caminho, inacabados, ou até frustrados connosco próprios porque não conseguimos os resultados pretendidos ou esperados.
 
Desta forma, conseguimos uma otimização do nosso tempo e energia, com o consequente retorno, quer pessoal, quer principalmente financeiro.
 Não pretendo com esta análise, dizer que há mal algum em se ter muitas ideias e começar a trabalhar nelas. No entanto, como tudo na vida, passa por uma questão de organização.

Afinal de que serve termos muitos planos se não os concretizarmos?

Assim, vamos então por etapas, para que não percamos tempo nem dinheiro na perseguição dos nossos objectivos.

1- Definir prioridades

De uma forma simples, uma das melhores formas de rentabilizar ideias em excesso, é definir prioridades. Ou seja, estabelecer quais aquelas que são realmente importantes.

2 – Manter o ritmo

Depois de escolhida a primeira, definir um plano de acção e segui-lo até ao fim.

Nesta fase, convém, manter os restantes projectos em “lume brando”, e não lhes dedicar mais do que a atenção necessária para manter a ideia viva.

3 – Concretizar

A concretização de uma ideia até pode correr mal, mas em Gestão vale mais a pena tomar uma má decisão (e aprender algo com isso) do que nao fazer nada ou adiar até ao infinito.

4 – Análise

Após a conclusão e execução, faça uma análise dos passos que tomou e pense se não poderia ter agido de outra maneira, se o caminho que seguiu foi o melhor ou se poderia ter feito mais e melhor.

Acima de tudo, ao escolher os seus projectos onde se vai envolver, clarifique de inicio as suas expectativas para não correr o risco de se sentir frustado qunado começa a verificar que o retorno não está a ser o que espera.

Para ficar sempre a par das novidades do blogue, subscreva a feed RSS.

Já agora, tem alguma boa ideia para desenvolver? Deixe o seu comentário e participe na discusssão.

Até Breve!

 

 

Related Posts with Thumbnails