Realmente, já só faltava mais um escândalo financeiro para abalar ainda mais a fraca confiança dos investidores.

 No caso concreto de Bernard Madoff (ex-presidente da Nasdaq) e considerado um dos mais respeitáveis gestor de fundos de investimento em Wall Street, com uma reputação “à prova de bala”, ficou mais uma vez provado que os escândalos financeiros baseados em esquemas de pirâmide vieram para ficar.

Mas, como aguentou ele esta burla durante 20 anos?

  No caso em concreto, Madoff lesou os seus investidores em cerca de 50 mil milhões de dólares, prometendo altos juros face ao montante investido por cada investidor.

De acordo com as informações apuradas até agora, Madoff prometia taxas de juro bastante altas face ao que o mercado apresentava, simplesmente ia pagando aos investidores mais antigos com o dinheiro que ia recebendo dos novos investidores.

 O problema neste tipo de esquemas, é que quando os investidores pretendem reaver o seu dinheiro quase todos e ao mesmo tempo. E dada a crise instalada foi exactamente o que aconteceu.

 Só em Portugal, estima-se que haja cerca de 76 milhões de Euros investidos nos fundos geridos por Madoff, entre bancos e capital de privados. No entanto estes ainda são números provisórios, podendo o montante real ser bastante superior.

Para já, o ex-gestor, encontra-se em regime de prisão domiciliária, mas ainda falta muito por explicar, nomeadamente como é que ele conseguiu iludir as entidades de supervisão e as empresas de auditoria durante tantos anos???

 Por isso aqui fica o alerta: Se lhe prometerem juros muito elevados acima da média do mercado, desconfie. Desconfie sempre, porque não há dinheiro fácil.

 Já agora: Acha que ainda se vão descobrir mais fraudes antes do final do ano? Deixe a sua opinião nos comentários.

 Até Breve!

Related Posts with Thumbnails