Ler o Artigo Completo" />
  • ANÁLISES
  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL
  • ECONOMIA
  • GESTÃO
  • MARKETING
  • SER EMPREENDEDOR
  • TRABALHO
  • TUTORIAIS
  • 8 truques simples para esticar o ordenado

    6 de Dezembro de 2008 · 6 comments

    Em alturas de crise, uma das frases mais ouvidas é “o dinheiro não chega para nada!”.

    Pois bem, resolvi fazer aqui uma pequena lista de 8 truques simples para poupar dinheiro, e permitir ter mais mês no fim do dinheiro.

     Não pretende ser uma lista exaustiva, mas sim pequenos conselhos práticos que ajudam a poupar alguns euros todos os meses.

     Aqui fica então a lista:

     

     

    1 – Orçamento Mensal

    Faça um orçamento familiar mensal e veja, na coluna das despesas tudo aquilo que pode cortar ou reduzir (por exemplo jantar fora).

     2 – Poupança

    Defina um montante fixo a poupar todos os meses. Por muito pequeno que seja o montante, lembre-se que será sempre um valor maior ao final de 6 meses ou de um ano.

     3 – Prestações

    Controle o peso total das prestações mensais que paga no orçamento familiar. Tente com que o valor total (casa, carro, cartões de crédito), não ultrapasse os 40 % do rendimento total.

     4 – Compare Preços

    Estabeleça uma lista de compras para o supermercado e mantenha-se fiel à mesma. Faça comparações entre os preços de um mesmo produto em vários supermercados. Opte pelas marcas brancas que geralmente oferecem uma boa relação preço / qualidade.

     5 – Água

    Em casa, instale redutores de fluxo nas torneiras e autoclismos com descargas eficientes. Com bons hábitos, como duches rápidos, a sua família poderá reduzir a conta da água em cerca de 200 metros cúbicos por ano.

     6 – Electricidade

    Instale lâmpadas economizadoras (duram mais e gastam menos luz). Desligue os aparelhos eléctricos quando não os está a usar e evite usar o modo “stand-by”. Desligue mesmo. A sua conta de electricidade agradece.

     7 – Bancos

    Preferia realizar operações bancárias on-line e não ao balcão. Com um simples clique pode tratar de quase tudo o que necessita com o seu banco além de ser mais barato.

     8 – Créditos

    Se tem crédito de casa há algum tempo, ou outros tipos de crédito, negoceie a redução do spread cobrado pelos bancos. Peça simulações noutros bancos. Enfim, negoceie prestações mais suaves.

     E pronto, espero que esta pequena lista ajuda a poupar algum dinheiro, e a esticar o seu ordenado.

    Se conhecer mais dicas ou truques, deixe um comentário que acrescentarei com todo o gosto a esta lista.

     Para ficar sempre a par das novidades do blogue, subscreva a feed RSS.

     Até Breve!

    Related Posts with Thumbnails

    { 4 comments… read them below or add one }

    Leave a Comment

    CommentLuv badge

    { 2 trackbacks }

    Previous post:

    Next post: