Como já tenho referido, podemos e devemos encarar um blogue sob o ponto de vista da gestão de um negócio.

O Diego do professionalblogger, escreveu um post muito interessante sobre a O blog e a bolsa de valores onde faz uma comparação muito interessante entre as variações da bolsa e os resultados de um blog.

Quando aqui escrevi sobre a Crise na Blogosfera, pretendia dar uma abordagem também diferente sobre a evolução e para onde caminham os blogues. Se é certo que um blogue em português parte em desvantagem, face aos escritos em inglês, no que diz respeito ao público alvo a que se destina, é também certo que a utilização da internet está a ser cada vez mais valorizada em todos os nichos.

E quando falo em nichos, não tem apenas a ver com o nicho em que o blogue se insere, mas acima de tudo ao leitor final e potencial.

Vejamos, um negócio baseado na internet, tem à partida menos custos do que um negócio mais físico, e nesse aspecto um blogue ou website será um investimento cujo retorno será mais rápido. Isto se seguirmos e adotarmos para o nosso blogue, algumas das estratégias mais utilizadas para um negócio mais “convencional”.

Ou seja, se queremos ver o nosso blogue como um negócio (rentável ou não), devemos adotar algumas técnicas de gestão.

Aliás, o Nuno do Marketing Grátis, fez um post precisamente sobre como Como Gerir um Blog , onde fala das técnicas básicas de gestão aplicadas a um  blogue. 

De qualquer forma, qualquer que seja o motivo que nos leva a criar e a manter um blogue, a verdade é que todos, de uma forma ou de outra, assumimos que esse nosso projecto deverá ser bem sucedido. E é também certo que as redes sociais também ajudam no que toca à promoção e passar a mensagem que queremos com o blogue.

Mas, como em qualquer negócio, numa primeira fase há sempre que fazer um investimento, seja ele em dominio próprio, publicidade, um tema original, e por aí fora.

E como o Fernando do Ganhar dinheiro Online escreveu não há dinheiro fácil, nem o enriquecimento com blogues deve ser o objectivo. No entanto, podemos sempre considerar que qualquer rendimento obtido através de um blogue seja marginal e nos permita pagar algumas contas (nem que seja o valor do alojamento próprio e do domínio), e a partir desse ponto podemos sim, falar de algum lucro.

Seja como for, um blogue será acima de tudo aquilo que nós desejarmos e trablharmos para que esse blogue seja.

E já agora…. O seu Negócio é um Blogue? ou O Blogue é um dos seus negócios?

Para ficar sempre a par das novidades do blogue, subscreva a feed RSS.

Até Breve!  

Related Posts with Thumbnails