Estabelecer objectivos é uma das piores tarefas a realizar, mas que pode ser simplificada se se utilizar um método extraordinariamente simples (SMART).

Para que não caía na tentação de se deixar embarcar numa aventura sem destino, aqui vou deixar um método extremamente simples, porém bastante eficaz para que consiga estabelecer objectivos e cumpri-los.

Assim, a próxima vez que pensar em estabelecer objectivos pense em SMART (ou MARTE) em Português.

Regras para establecer objectivos

SMART – Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timebound

MARTE – Mensuravél, Alcançavel, Realista, Temporal, Especifico.

1 – Objectivo Mensuravél

Defina claramente o que quer, não se fique por grandes linhas de acção. De uma forma simples não basta dizer Eu quero perder peso. Diga antes eu quero perder 10 Kg. Ou seja, aplique uma medida que lhe permita saber e observar a progressão de encontro ao objectivo traçado.

2 – Objectivo Alcançavel

Não defina prazos que depois não consegue cumprir. Se usarmos o exemplo anterior diga “quero perder 10 kg e acho que consigo, não é exagerado!.

3 – Objectivo Realista

Isso mesmo, seja bastante realista ao pensar nos seus objectivos, avalie as suas forças e fraquezas e pense bem: Será que consegue ter força de vontade para perder os 10 kg em 3 meses? ou necessitará de mais tempo? Avalie sempre os meios que tem disponiveis para uma determinada tarefa.

4 – Objectivo Temporal

Defina um limite para concluir o objectivo a que se propôs. Até pode querer perder 10kg, mas em quanto tempo é que é possivél? 1,2, 3 meses?

5 – Objectivo Especifico

Isso mesmo… seja bastante Específico no que pretende com um determinado objectivo, isso vai obrigá-lo a concentrar-se no que é importante, e deixar de lado o que é acessório.

O objetcivo destas dicas, é acima de tudo fazer com que estabelecer objectivos se torne mais prático, e menos confuso. E se aplicarem estas regras da próxima vez que pensarem num projecto pessoal ou profissional, de certeza que vão perceber que conseguiram fazê-lo de uma forma muito mais satisfatória.

E vocês, como é que estabelecem os vossos objectivos??

Se quiserem ficar sempre a apr das novidades do blogue, podem sempre subscrever a feed RSS.

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails