Estarão os blogues imunes à crise? Ou haverá ainda novos nichos por explorar aproveitando a crise?

A evolução dos blogues nos últimos 4 anos, demonstra que de “diários pessoais”, os blogues se transformaram em modelos de negócio rentavéis. É certo que existem probloggers, ou seja blogueiros a tempo inteiro que vivem exclusivamente das receitas publicitárias geradas pelos seus blogues.

Há ainda os webmasters que se dedicam a tempo inteiro aos seus blogues / sites como forma de rendimento, e é aqui que entra em campo o conceito de diversificação de receitas.

Senão vejamos: Todos os dias surgem novos blogues sobre os mais variados temas e conceitos. No entanto, a forma de os rentabilizar seja em termos de retorno de dinheiro, seja em termos de construir uma audiência fiel será certamente diferente.

A rentabilização de um blogue é feita numa primeira fase, ou por anuncios como os disponiblidados pelo adsense , seja pela venda de espaço publicitário (os banners que encontramos), seja pela promoção de programas de afiliados.

No entanto, e recentemente tem-se assistido a uma cada vez maior diversificação de fontes de receitas (ideia que eu partilho inteiramente), porque tal como em qualquer negócio, não poemos estar dependentes de um único cliente, também na internet não devemos estar dependentes apenas de uma única fonte de receita.

De qualquer forma, a crise também afecta a blogosfera, porque o próprio conceito de blogue está também ele hoje em dia em risco de ser alterado. Observamos hoje blogues cada vez mais profissionalizados e com conteúdos que pretendem ser e oferecer uma mais-valia para quem os lê.

Convém ter em mente que quanto maior for a fonte de diversificação de receitas, melhor estará a blogosfera apta a responder a situações de crise.

Um outro factor a considerar, e que um blogue, como qualquer projecto, deve ter um plano e objectivo bem definido, correndo o risco de se tornar em apenas “mais um” não se destacando nem trazendo nada de novo para aquele que é importante: O leitor!

Bem, esta pretende ser uma análise descomprometida, mas voltarei ao assunto num próximo post. De qualquer forma gostava de saber a sua opinião. Acha que a crise também afectou a blogosfera?

Para estar sempre a par das novidades, subscreva a feed RSS.

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails