Numa altura em que a internet em geral, e a blogosfera em particular se assumem como um dos principais orgãos de informação (ou desinformação consoante os casos), é de louvar a iniciativa que a Booking the Best faz, ao organizar a 1ª Conferência sobre o tema Jornalismo de Investigação e novos meios tecnológicos.

De acordo com o que se pode ler na página da conferência sobre Jornalismo e tecnologia :

“A conferência será uma oportunidade para reflectir sobre a problemática do Jornalismo na vertente da investigação e nas possibilidades que a Internet proporciona neste domínio.

Uma conferência destinada, sobretudo, a investigadores, jornalistas, estudiosos da Comunicação, estudantes finalistas de cursos de Comunicação Social, outros interessados.

O Jornalismo de Investigação é fundamental em todas as democracias. Ele ajuda na construção da cidadania, na defesa da liberdade de imprensa e na valorização dos media.

Que influência exercem e como podem reverter a favor desta área do Jornalismo os novos meios tecnológicos?”

Importa aqui salientar que a Booking The Best sendo uma empresa portuguesa inovadora que se dedica à transferência de conhecimentos, resolveu inicar a sua 1ª conferência sobre um tema cada vez mais polémico e onde se começa a dar os primeiros passos na discussão de uma maior regulamentação sobre a actividade dos blogues.

Por outro lado, é importnte também pelo sentido de demonstrar que o jornalismo e tecnologia, são dois conceitos fundamentais para melhor compreendermos a sociedade e interagirmos com ela (lá voltamos ao networking).

Esta Conferência sobre jornalismo de investigação e novos meios tecnológicos decorrerá no próximo dia 7 de Novembro no Auditório do Museu das Comunicações em Lisboa. De entre os oradores, destacam-se o nome de José Pacheco Pereira (autor do blogue abrupto) , Manso Preto (jornalista freelancer), Mark Briggs (premiado em 2002 com o prémio James B. katten), entre outros oradores de renome.

Podem sempre consultar o programa da conferência e verificar a qualidade dos assuntos que lá vão ser abordados.

Não deixa de ser curioso o facto de cada vez mais bloggers se assumirem um pouco como jornalistas, ou seja, cada um de nós no seu blogue informa os seus leitores sobre as notícias que considera relevantes. No entanto, com o avanço tecnológico cada vez mais se enfrentam novos desafios, assim como já se fala na WEb 3.0 (seja lá o que isso for), mas que nos obriga a repensar a forma como olhamos alguns modelos de negócio que considerávamos sagrados.

De qualquer forma, uma análise sobre este assunto ficará para um próximo Post.

Para mais informações podem sempre consultar a Booking the Best ou a página da conferência Jornalismo e tecnologia. E se puderem, aproveitem a conferência. De qualquer forma fica prometido um post sobre o balanço da mesma.

Para ficarem sempre a par das novidades do blogue podem sempre subscrever a feed RSS.

Até Breve!

Related Posts with Thumbnails